POLÍTICAS PÚBLICAS: Rondônia participa do 70º Encontro Nacional dos Detrans realizado em Tocantins


POLÍTICAS PÚBLICAS: Rondônia participa do 70º Encontro Nacional dos Detrans realizado em Tocantins



Encontro discutiu assuntos relacionados às políticas públicas de trânsito

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de (Detran-RO), participou do 70º Encontro Nacional dos Detrans (END), realizado em Palmas (TO), entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A diretora-geral adjunta do Detran, Benedita Aparecida de Oliveira, participou do evento, juntamente com dirigentes dos Detrans e representantes de instituições relacionadas à gestão do trânsito no país.

Promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), o encontro contou com a participação da Associação Nacional de Detrans (AND). O evento oportunizou o debate de questões relacionadas à tecnologia, soluções e melhorias para o setor, por meio da apresentação de atividades sobre assuntos relacionados às políticas públicas de trânsito.



Diretora do Detran Rondônia, representou o Estado no encontro

A programação contou com apresentação de painéis temáticos e grupos de trabalho.

No primeiro dia, foram abordados assuntos como: placas mercosul; Lei de Proteção de Dados (Lgpd) nos Detrans; ISSO 27001; segurança da informação no transacionamento de dados e registros; cursos da AND; monitoramento de exame prático de direção veicular; regramento do exame toxicológico na Base Nacional e Relatório do Grupo de Trabalho da AND, revisão da Resolução do Contran.

Já no segundo dia, os temas discutidos foram: mudanças e melhorias para o cidadão na pós-pandemia; segurança da informação; municipalização; alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pela Lei de Conversão da MP 1.050/21 e impactos aos detrans; Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesão no Trânsito (Pnatrans); e carro clonado.

Para Benedita Aparecida foi um momento importante a discussão de políticas públicas para o trânsito com autoridades de todo país. “Queremos promover segurança no trânsito rondoniense, e participar de um encontro como esse oportuniza ao Detran Rondônia um novo olhar assertivo na promoção de estratégias que podem salvar vidas”.

Além dos diretores dos Detrans, o evento contou com a participação de autoridades, técnicos da área e de colaboradores de diversos setores que atuam nas causas do trânsito, enriquecendo os debates. Ao final do encontro foi elaborada pelos presidentes de Detrans, a Carta do Tocantins, com as conclusões obtidas nos grupos de trabalho realizados durante o encontro.

A Associação Nacional de Detrans tem objetivo de congregar os Departamentos Estaduais de Trânsito para o estudo e solução das questões relevantes relacionadas com o trânsito e sua legislação, bem como desenvolver o intercâmbio e representar seus associados junto a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Contran, e entre órgãos federais, estaduais e municipais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem