PLANEJAMENTO: Detran conclui encontro de planejamento pedagógico em Ouro Preto do Oeste


PLANEJAMENTO: Detran conclui encontro de planejamento pedagógico em Ouro Preto do Oeste



A qualificação tem por objetivo alinhar as ações de Educação de Trânsito

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou no período de 25 a 28 deste mês, na cidade de Ouro Preto do Oeste, o segundo “Encontro de Planejamento de Práticas Pedagógicas” para estruturar e planejar as atividades pedagógicas da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) e Coordenadoria de Educação de Trânsito para 2022.

A diretora técnica de educação de Trânsito (Detran), Claudia Roberta Stochi, disse que o segundo “Encontro de Planejamento de Práticas Pedagógicas” realizado em Ouro Preto do Oeste atingiu o objetivo que é qualificar servidores que trabalham com educação de trânsito objetivando o planejamento para o exercício de 2022.

O evento reuniu 36 profissionais, sendo 19 servidores que fizeram o curso de qualificação e os demais trabalharam na formação dos profissionais que atuam na educação de trânsito e que são lotados nas unidades de Ji-Paraná, Presidente Médici, Castanheiras, Urupá, Jaru, Alvorada do Oeste e de Ouro Preto do Oeste.

O curso que teve duração de três dias com o total de 24 horas/aula e trouxe uma grade diversificada, como a palestra sobre a Importância da Comunicação no Ambiente de Trabalho, ministrado pela diretora da Dtet Claudia Roberta Stochi; Ação Educativa de Trânsito: Mobilidade Blitz e Pit Stop, com o auxiliar em fiscalização de trânsito (quem?) ; Ação Educativa de Trânsito: Mobilidade Blitz; Operacional com agente de trânsito, Isac Barbosa; Atividade Prática – blitz educativa com Isac Barbosa.


Vavá Castro ministra aula sobre animação com bonecos fantoches

Ainda houve formação do Agente de Trânsito Mirim: Orientações Pedagógicas e Práticas com o Agente de Trânsito e Construindo e Debatendo a Prática, Marcio Secundo e com o Auxiliar em Fiscalização de Trânsito, Raphael Ribeiro Gusmão; A Ludicidade na Educação de Trânsito e Animação com Bonecos Fantoches na Educação de Trânsito, com a atriz bonequeira Vavá de Castro.

Planejamento e Ministração de Palestras e mesa redonda com Jonathan Reginaldo Leandro de Souza; Execução de Atividades Diurna e noturna, com o Agente de Trânsito Marcio Secundo e Carlos André; Sistematizando a Prática, com a pedagoga Glauce Souza de Abreu e equipe e finaliza com Orientações Administrativas sobre Gratificação de Atividade Voluntária (GAV) fizeram parte do conteúdo.

O Encontro de Planejamento de Práticas Pedagógicas tem por objetivo alinhar as ações das atividades de Educação de Trânsito no Estado, seguindo um padrão de qualidade, visando alcançar às metas estabelecidas.

No período de 8 a 11 de novembro, o Encontro Pedagógico será realizado na cidade de Ariquemes e vai atender os servidores das cidades circunvizinhas da região do Vale do Jamari. O curso é certificado pela Coordenadoria de Qualidade (Cquali).

A Educação para o Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no capítulo VI no qual diz que “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem