PARCERIA: Madeira doada pelo Ibama será usada na construção e reforma de pontes em distritos de Porto Velho


PARCERIA: Madeira doada pelo Ibama será usada na construção e reforma de pontes em distritos de Porto Velho


Madeira apreendida pelo Ibama foi extraída de forma ilegal da natureza

A doação de mais de 2.800 metros cúbicos de madeira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) permitirá que a Prefeitura de Porto Velho acelere a construção e reforma de pontes em distritos da capital.

Ao todo, são mais de 1.500 metros cúbicos de madeira em tora e cerca de 1.300 metros cúbicos de madeira serrada. O resultado dessa parceria já pode ser visto na reconstrução da ponte do rio do Contra, na rodovia 101, que dá acesso à União Bandeirantes. Os trabalhos já estão em fase de conclusão.

Além da madeira apreendida pelo Ibama após extração ilegal, mais 15 motosserras também foram doadas pelo instituto e distribuídas aos distritos, de acordo com a necessidade.

O processo de doação foi conduzido a partir de iniciativas da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e conta com o suporte da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), que fará o cronograma para o planejamento e execução das obras em todos os distritos.

ECONOMIA

A madeira já está guardada em pátios públicos da Prefeitura, no distrito de Vista Alegre do Abunã. Já os maquinários estão na sede da superintendência. Segundo o chefe da assessoria técnica da SMD, Raimundo Nonato Martins de Castro, a quantidade de madeira doada traz uma economia de até R$ 8 milhões ao município.


Material doado inclui toras e madeira serrada

“Como se trata de uma madeira nobre, é muito possível que façamos obras com material estético adequado para a região. Elas poderão ser usadas em passarelas do baixo Madeira, arquibancadas dos campos dos distritos, cercas de cemitérios e praças públicas. Estreitar relacionamento com órgãos estratégicos faz parte das diretrizes de governo da gestão Hildon Chaves que beneficia diretamente a população”, destacou.

As novas obras terão início após a entrega do calendário de atuação e diagnóstico das pontes pela Semagric. Segundo a SMD, o material também poderá ser utilizado na readaptação e reforma de prédios públicos da Prefeitura de Porto Velho, que utilize madeira.

INVERNO AMAZÔNICO

Ainda de acordo com o chefe da assessoria técnica da SMD, apesar da chegada do inverno amazônico, a Prefeitura de Porto Velho seguirá com o planejamento de execução das obras. O objetivo é manter a celeridade dos trabalhos e o compromisso com a população dos distritos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem