PAA RONDÔNIA: Mais de cem famílias de Porto Velho são beneficiadas com doação de peixe do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos


PAA RONDÔNIA: Mais de cem famílias de Porto Velho são beneficiadas com doação de peixe do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos


Tambaqui em postas são entregues as famílias carentes de Porto Velho

Porto Velho, RO - Mais de 100 famílias que estão em situação de vulnerabilidade alimentar e social do bairro Jardim Santana, em Porto Velho, foram beneficiadas com a doação de peixes pelo Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA Rondônia), coordenado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). 

A doação dos peixes foi realizada na primeira quinzena de outubro e contou com a presença do secretário da pasta, Evandro Padovani, e dos organizadores.

Os peixes doados foram entregues pela Cooperativa dos Piscicultores, Aquicultores, Pescadores, Produtores Rurais e Extrativistas do Estado de Rondônia, contemplada com a proposta de participação do edital de Chamada Pública n° 001/2021 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no valor de R$ 1.175.000,00 provenientes de recursos próprios do Governo do Estado.

De acordo com a presidente da Cooperativa, Nara Regina, a cooperativa possui 23 cooperados e atende também piscicultores de vários municípios. Segundo ela, essa parceria com o Estado, através do PEAA, é um grande incentivo para as agroindústrias e cooperativas. “Essa é a segunda vez que fomos contemplados com o programa. 

É um programa muito importante pois ajuda na renda do produtor além de incentivar a produzir mais porque temos um meio de comercializar. Vamos entregar nesta etapa 2.600 kg de tambaqui em postas. Nós temos o Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RO) e todos os peixes são fiscalizados pela Idaron”, relatou.


Famílias beneficiadas são cadastradas no Centro Social Madre Mazzarello

A coordenadora do Centro Social Madre Mazzarello (Cesmmazza), Irmã Gorete Mendes, informou que as famílias beneficiadas são cadastradas no Cesmmazza. Cada uma recebeu a doação de 2kg de peixe da espécie tambaqui e em postas, separados, limpos e embalados. “Nós sabemos que existe uma forte onda de desemprego que causa vulnerabilidade nos lares, e fazer chegar nas casas o alimento para essas famílias é essencial. 

Nós trabalhamos para atender a comunidade que não tem tantas oportunidades e nós ajudamos a dar dignidade a elas. Agradecemos a todos pelo apoio e a doação dos peixes se tornarão pão na mesa dessas famílias”, disse.

Andrelina Araújo, moradora do bairro, informou que essa é a primeira vez que ela recebe doação de peixe. “Estou muito honrada em participar deste programa porque vai ajudar muito. Eu sou dona de casa, moro de aluguel, tenho quatro filhos e meu esposo está desempregado. 

O que temos de renda são os bicos que meu esposo faz e essa doação chegou em boa hora. E agora surgiu esse programa e agradeço muito a Deus por essas pessoas existirem em nossas vidas”, contou.

Segundo o secretário da Seagri, Evandro Padovani, todos os peixes são oriundos da Agricultura Familiar e de alta qualidade. “O PEAA é um programa executado na modalidade compra e doação simultânea as entidades e famílias em vulnerabilidade alimentar. São mais de R$ 2 milhões que estão sendo investidos este ano no Estado. 

Nossa parceria com a Cesmmazza está iniciando e vamos fortalecer cada vez mais para que nós possamos disponibilizar para as famílias alimentos frescos e de qualidade. Todas essas ações só foram possíveis graças ao apoio do nosso governador Marcos Rocha que tem buscado e contribuído muito para que esses recursos cheguem a todos”, finalizou.



Cada família recebeu a doação de 2kg de peixe, da espécie tambaqui e em postas, separados, limpos e embalados

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem