IMUNIZAÇÃO: Em Rondônia, mais de 460 mil pessoas precisam tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19


IMUNIZAÇÃO: Em Rondônia, mais de 460 mil pessoas precisam tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19



Governo alerta para que as pessoas retornem a uma Unidade de Vacinação para a segunda dose e completar o esquema vacinal

Porto Velho, RO - A população de Rondônia avança no sentido de se imunizar contra a covid-19. Até o momento, 1.151.410 pessoas tomaram a primeira dose da vacina, o que corresponde a 89% da população vacinável, no entanto somente 691.226 tomaram a segunda dose. 

Dessa forma, fazendo as contas, 460.184 pessoas ainda precisam retornar a uma Unidade de Vacinação para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal. É o que alerta o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Os números estão baseados nos dados do Painel Covid-19, que reúne informações diversas sobre vacinação e sobre a incidência da covid-19 no Estado. 

O diretor geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, lembra que há vacinas disponíveis em todos os municípios e que a população deve ficar atenta à redução do intervalo entre primeira e segunda dose, para 28 dias.

A diminuição do intervalo vacinal, ocorreu mediante acordo recém firmado entre Estado e municípios. “O Estado de Rondônia não enfrenta dificuldades em relação à quantidade de vacinas disponíveis. 

Muito pelo contrário, havia municípios que acenavam para a possibilidade de ter imunizantes em estoque, o que não pode, por isso decidimos pela antecipação da segunda dose”, discorreu o diretor.

Outra medida que pode contribuir com a aceleração da vacinação contra a covid-19, é a liberação da terceira dose (dose de reforço), para os públicos que completarem 180 dias entre a segunda e terceira doses, desde que haja imunizantes em quantidade suficiente no município. 

É que pelo Ministério da Saúde, as doses enviadas para reforço, são destinadas prioritariamente para idosos e pessoas imunossuprimidas. “Entramos nesse acordo para que maior número de pessoas sejam imunizadas, mas o atendimento a essa decisão, vai depender da quantidade de imunizantes disponível em cada Município. Essa realidade varia”, reforça o diretor.

Mesmo que o Estado tenha acenado para a liberação da terceira dose, ainda assim, os municípios seguem à risca, o preenchimento das doses no cartão de vacinação e por isso, seguindo a ordem da administração das doses. 

Já completou 180 dias de vacinados, os idosos, profissionais de Saúde e população indígena, que foram os primeiros grupos a serem vacinados.

Até o momento, em Rondônia, 1.151.410 pessoas tomaram a primeira dose da vacina, 691.226 (53,4%) tomaram a segundas dose do imunizante. Os vacinados com a dose única foi de 31.404 (2,4%) e 21.055 pessoas receberam a terceira dose (reforço).

O Governo de Rondônia, por meio da Agevisa, reforça a campanha permanente, motivando a adesão da vacinação por parte da população, tendo em vista ser a medida adotada para evitar a propagação do coronavírus. 

“Não cansamos de pedir à população: se vacine e se já completou 28 dias que tomou a primeira dose da vacina, volte à Unidade de Vacinação mais próxima de sua casa e complete o esquema vacinal”, orienta o diretor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem