DIA DO SERVIDOR: Coordenação de Saúde Ocupacional contribui para a saúde dos servidores de Porto Velho


DIA DO SERVIDOR: Coordenação de Saúde Ocupacional contribui para a saúde dos servidores de Porto Velho


Serviço, destinado a servidores da Semed, será estendido a outras secretarias

Porto Velho, RO - A saúde e a segurança dos servidores municipais têm sido preocupações constantes da Prefeitura de Porto Velho. Pensando nisso, o Município criou, ainda em 2020, a Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO), departamento destinado à atenção especial que atende a mais de 13 mil servidores.

Segundo a coordenadora da CSO, Tatiane Nunes, todas as atribuições surgidas com a criação da coordenadoria buscam ampliar o cuidado aos profissionais, uma vez que a atuação vai muito além de laudos e atestados médicos.

“A saúde está relacionada à parte preditiva e a gente precisa cuidar de maneira preventiva. Atuamos com a parte de intervenção, em caso de necessidade de remoção que envolva algum tipo de doença, além de apoio psicológico e social, entre outras. Todo esse trabalho recebe orientação, encaminhamento e validação dos processos pela nossa equipe”, explica a coordenadora.

A CSO é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e atende a 13.500 servidores municipais, entre efetivos e comissionados.


Tatiane Nunes, coordenadora do CSO


ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Diversos projetos são realizados concomitantes com as demais ações da Semad. Um deles ganhou relevância durante o período pandêmico. Trata-se do “Re-tornar após o Isolar”, um serviço criado para atender a servidores do município com uma equipe de psicólogos e espaço terapêutico de acolhimento breve e focal. Neste primeiro momento, o serviço é destinado aos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Tatiane explica que a pretensão é estender o serviço às demais secretarias municipais, com foco no apoio psicológico. Neste momento, quase 150 escolas municipais estão organizadas em um roteiro de atendimento.

“Os profissionais participam destes encontros onde são aplicadas algumas ferramentas específicas para tratar o luto e preparação para receber os estudantes após o período de isolamento”, informou a coordenadora.

Para contribuir na solução de questões que não podem ser tratadas através de um atendimento grupal, foi idealizado o serviço de Plantão Psicológico, que atua no acolhimento individual breve e focal àqueles que passaram por um período de sofrimento emocional decorrente das questões laborais. Para ter acesso ao serviço é preciso realizar o agendamento prévio pelo site da coordenadoria.


CSO também promove ações para a saúde da mulher e do homem

SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM

Uma parceria foi selada no início deste mês com o Hospital de Amor Amazônia. Neste primeiro momento, as servidoras puderam contar com atendimentos para exames de mamografia e papanicolau, durante a campanha Outubro Rosa. Já os homens do serviço público, passarão a contar com o benefício a partir do próximo mês, durante a campanha Novembro Azul, com foco no exame de próstata.

“Considerando alusão ao mês de prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero, realizamos 100 exames. Isso foi firmado e será de maneira contínua e global a partir de agora. Prestaremos, ainda, todo o suporte de interlocução e transporte destes servidores”, comentou Tatiane.

De acordo com o secretário da Semad, Alexey da Cunha Oliveira, a atuação busca priorizar a saúde do servidor e a garantia de manutenção do serviço público. “A Prefeitura busca incentivar e proporcionar a realização dos exames preventivos dos servidores. A ideia é que um eventual diagnóstico precoce contribua para maiores chances de cura e menores impactos da doença na vida do servidor”.

ESTRUTURA

A CSO possui uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de carreira e altamente capacitados. Contando ainda com outras parcerias e convênios visando atender com excelência o servidor municipal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem