DESENVOLVIMENTO: Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de calcário e Declaração de Aptidão em Extrema


DESENVOLVIMENTO: Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de calcário e Declaração de Aptidão em Extrema



Foram entregues pelo Governo de Rondônia 250 sacos de calcário, contendo 40 kg cada um, totalizando 10 toneladas

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), promoveu no sábado (23), na Escola 13 de Maio, localizada no distrito de Extrema, em Porto Velho, a solenidade de entrega de 110 Declarações de Aptidão (DAP), com o objetivo de disponibilizar financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-Floresta), do Governo Federal. Também foram entregues 250 sacos de calcário, contendo 40 kg cada um, totalizando 10 toneladas do insumo para beneficiar cerca de 50 produtores rurais da localidade.


Diretor da Emater enfatizou sobre o atendimento aos produtores indígenas

Na ocasião, de forma simbólica, três representantes da etnia receberam as Declarações de Aptidão (DAPs). O diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, acentuou que o atendimento aos produtores indígenas do Estado é uma das determinações do governador Marcos Rocha, desde a Ponta do Abunã até o Cone-Sul de Rondônia, e que a localidade de Extrema é pujante no Estado.

Brandão ainda lembrou que o Governo de Rondônia tem levado benefícios à população do Estado, em especial o setor produtivo. “Só neste ano, distribuiremos para a população de Extrema, 41 mil toneladas mudas de café clonal, para potencializar cada vez mais a cafeicultura, com o total de cinco milhões de mudas”.

Para Edvaldo da Costa Kaxarari, líder da associação da Aldeia Pedreira, a Emater tem sido parceira junto às comunidades indígenas da região e o projeto do Pronafe, vai ajudar famílias carentes da comunidade indígena. “Esse projeto é um grande passo, que vai gerar melhorias e beneficiar a produção familiar das nove comunidades indígenas”.

CALCÁRIO

Ainda durante a ação da Emater em Extrema, foram entregues 250 sacos de calcário, contendo 40 kg cada um, totalizando 10 toneladas do insumo para beneficiar cerca de 50 produtores rurais da localidade. O calcário tem a função importante de corrigir a acidez do solo, além de fornecer nutrientes fundamentais para eficiência das adubações.

O investimento do insumo é de R$ 200 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz, para potencializar os produtores do setor chacareiro que trabalham com hortifruti, para simplificar a logística e beneficiar os pequenos produtores da região.

O governador Marcos Rocha fez questão de estar presente ao evento e apresentou um breve balanço das ações desenvolvidas pelo Poder Executivo em todo o Estado, citando como exemplo o programa “Mais Calcário”, em que o Governo de Rondônia tem feito entregas a agricultores e produtores dos 52 municípios do Estado.

FINANCIAMENTO RURAL

Na oportunidade, também foram entregues Contratos de Financiamento Rural a quatro beneficiários no distrito de Extrema. O valor total do financiamento é de R$ 738.578,00, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal.

Estiveram presentes à solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Góes; o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo; o diretor da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório; a secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Liana Silva de Almeida Lima; o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Paulo Higo; e os deputados estaduais Marcelo Cruz e Chiquinho da Emater.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem