PREVENÇÃO: Iperon promove ação de conscientização sobre “Setembro Amarelo” entre servidores


PREVENÇÃO: Iperon promove ação de conscientização sobre “Setembro Amarelo” entre servidores



Servidores do Iperon se vestiram de amarelo em apoio à campanha “Setembro Amarelo”

Porto Velho, RO - O mês de setembro é mundialmente conhecido pela campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Pensando nisso o Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado (Iperon) realizou um momento de reflexão entre os servidores a respeito da campanha para fortalecer a empatia ao próximo e a prevenção ao suicídio.

“Falar sobre a conscientização e prevenção ao suicídio é um tema tão delicado e que infelizmente é recorrente no mundo inteiro. Portanto faz-se necessário refletirmos sobre o assunto e buscarmos estratégias de enfrentamento a esse mal”, declara a psicóloga do Iperon Maria Enilsa Januário.

A ação contou com artes sobre a campanha postadas diariamente no facebook do Instituto. Os servidores também participaram de uma palestra on-line, onde puderam discorrer sobre o tema. “No iperon disponibilizamos a caixa do desabafo como incentivo para falar sobre a saúde mental e emocional dos servidores, e além disso tiramos fotos com frases de apoio e conscientização para divulgação nas mídias do Instituto” destaca a psicóloga.

A caixa do desabafo ficou no saguão do Iperon durante o mês de setembro para que os servidores escrevessem cartas sobre seus sentimentos e depositassem na caixinha. As cartas vão ser lidas apenas pela psicóloga. “Achei de suma importância essa ação em que os servidores podem colocar as sugestões de modo em geral, para que a psicóloga possa orientar sobre os assuntos” expõe a assessora de gabinete, Necilia Pessoa.

“Esse tipo de ação nós traz um alerta para cuidarmos uns dos outro sem preconceito, trazendo o esclarecimento e orientando que não é uma fraqueza de conduta de personalidade como a população em geral acha, mas sim um problema de saúde pública”, finaliza a assessora de gabinete.

Artes e vídeos sobre a saúde mental são postados na página do Iperon. O Instituto também vai realizar ações voltadas a conscientização e prevenção ao câncer, por meio das campanhas realizadas em outubro e novembro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem