CÃES E GATOS: Campanha de Vacinação Antirrábica deve imunizar mais de 40 mil animais em um dia


CÃES E GATOS: Campanha de Vacinação Antirrábica deve imunizar mais de 40 mil animais em um dia



A Campanha de Vacinação Antirrábica de 2021 para cães e gatos começa a partir do dia 25 de setembro, com uma ação que será realizada na Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), das 7h30 às 17h30.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a meta é imunizar mais de 40 mil animais em um dia. “Temos que criar, em um curto espaço de tempo, uma barreira imunológica para evitar que o vírus rábico venha acometer os animais domésticos”, disse o Thiago Martinho, gerente da DCZ.

A Campanha de Vacinação Antirrábica tem como propósito, por meio da vacinação em massa de cães e gatos, bloquear o foco epidemiológico, evitando um surto coletivo da doença, conforme preconiza o Programa Nacional de Vigilância e Controle da Raiva no Brasil.



Thiago Martinho, gerente da Divisão de Controle de Zoonoses

Em Porto Velho, o cenário é controlado, além das campanhas de vacinação, a Prefeitura mantém a vacinação de rotina. De segunda a sexta-feira, as equipes da Divisão de Controle de Zoonoses estão de prontidão para atender os pets.

E não é somente a vacina que protegerá o animal do vírus rábico, também é necessário que eles fiquem isolados de áreas onde existem morcegos hematófagos (desmodus rotundus), responsáveis por transmitir o vírus para diferentes espécies de animais domésticos como bovinos, equinos, caprinos, entre outros.

O gerente informa ainda que a DCZ não resgata, remove ou abriga animais, apenas captura aqueles que podem oferecer risco de doenças com alta capacidade de transmissão entre animais e seres humanos.

A Divisão de Controle de Zoonoses está situada na Av. Mamoré, nº 1.120, no bairro Lagoinha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem