SEGURANÇA ALIMENTAR: Programa "Prato Fácil" já atendeu mais de 60 mil pessoas com alimentação saudável em Porto Velho


SEGURANÇA ALIMENTAR: Programa "Prato Fácil" já atendeu mais de 60 mil pessoas com alimentação saudável em Porto Velho



Em três meses de funcionamento, de 17 de maio a 17 de agosto, o Programa “Prato Fácil” forneceu refeições saudáveis e a baixo custo a pelo menos 60.423 pessoas em situação de vulnerabilidade, em Porto Velho. O programa do Governo do Estado, idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), possibilita com que de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadUn), tenham oportunidade de se alimentar de forma saudável e em quantidade suficiente, com base na Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Rondônia, pagando apenas R$ 2 em um dos cinco restaurantes cadastrados na Capital, subsidiados pelo Poder Executivo, com recursos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep).

Além de contribuir com a redução da fome e desnutrição familiar, o “Prato Fácil” também promove a geração de emprego e renda, pois muitos restaurantes tiveram que contratar novos funcionários, refletindo também na cadeia produtiva de gêneros alimentícios em todo o Estado.

Os beneficiários podem se alimentar no local (no estabelecimento escolhido), ou optar por embalagens para viagem. Todos os membros de uma mesma família podem ser assistidos com o projeto, pois a exigencia para o direito a alimentação é feita por Cadastro de Pessoa Física (CPF) e não por família. Desta forma, até as crianças podem usufruir desta assistência desde que estejam devidamente cadastradas no CadUn.

Com base em levantamentos que apontam os municípios com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Estado já anunciou a intenção de expandir o programa para os municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena. Para agilizar o processo de cadastramento, a secretária da Seas, Luana Rocha está orientando os donos de restaurantes a se regularizarem. O próximo passo será o lançamento do edital com as regras para o cadastro.

RESTAURANTES CADASTRADOS EM PORTO VELHO

  • Restaurante Vista do Madeira, localizado na Zona Central, na Travessa Belizário Pena, n. 191, Triângulo;
  • Portal Eventos, localizado na Zona Leste, na Rodovia 364, km 5, sentido Cuiabá;
  • Restaurante Norte Sul, localizado entre as Zonas Norte e Sul, na rua da Beira, esquina com a avenida Prefeito Chiquilito Erse, 6191, Sala 05, Lagoa;
  • Semprebom Restaurante e Café, localizado na Zona Central, na avenida Campos Sales, n. 2645, Centro;
  • Restaurante e Churrascaria do Gaúcho, localizado na Zona Leste, na avenida José Vieira Caúla, n. 6116, Cuniã.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem