QUALIFICAÇÃO: Examinadores de trânsito concluem curso de capacitação promovido pelo Detran, em Ouro Preto


QUALIFICAÇÃO: Examinadores de trânsito concluem curso de capacitação promovido pelo Detran, em Ouro Preto



Examinadores de trânsito participam de capacitação em Ouro Preto do Oeste

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), promoveu no período de 12 a 14 deste mês em Ouro Preto do Oeste, o curso de capacitação para 48 examinadores de trânsito de sete municípios, sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Os participantes elogiaram a iniciativa que produzirá efeitos diretamente no trabalho realizado ao cidadão.

Entre os presentes, o presidente da comissão examinadora de trânsito (Comex) de Jaru, Everaldo Santos de Oliveira. Ele afirmou que o curso foi essencial para todas as comissões, pois sempre surgem novas dúvidas em relação ao processo avaliativo, mas o curso alinhou a forma de trabalhar, principalmente para as novas demandas que surgem no decorrer do processo. “Muitos temas, que foram se distanciando de uma comissão para outra, foram colocados na mesa e chegamos a uma conclusão que nos deu um suporte muito bom para continuarmos fazendo um trabalho de qualidade”, disse Everaldo Oliveira, parabenizando a direção do Detran pelo curso que garantiu profissionais mais capacitados.

Ele ainda enfatizou que mais cursos como esse devem ser realizados com maior frequência para todos os examinadores de trânsito.

De Vilhena, a examinadora Consuelo Dias de Oliveira frisou que a capacitação possibilitou uma interação entre os colegas com troca de conhecimento e discussões de temas importantes, além das palestras sobre relacionamento interpessoal, empatia, respeito e habilidades técnicas. “Na prova prática, nós, examinadores, nos colocamos no lugar do candidato. Foi muito bom sentir como a pessoa que está sendo avaliada se sente naquele momento de tensão e qual o nosso papel na condição de examinador, na forma de avaliar, de ser receptivo, respeitoso, foi muito proveitoso mesmo”, afirmou a examinadora.

A diretora-geral adjunta do Detran, Benedita Aparecida Oliveira, ressaltou que “a habilidade do examinador de trânsito no trato com o aluno é fundamental para deixá-lo mais equilibrado emocionalmente ou como a falta de habilidade do examinador também pode provocar efeito contrário no candidato”.

O treinamento é realizado pela Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito (Dthmet) e, segundo o diretor técnico de habilitação, Hassan Mohamad Hijazi, o curso atingiu o objetivo com debates e revisão do processo avaliativo da prática de direção veicular e no trato com o candidato no processo de empatia se colocando no lugar do outro, entre outros temas ligados ao processo de avaliação.



Corregedor-geral do Detran falou sobre ética, deveres e responsabilidades no serviço público

TEMAS

Entre os temas abordados, foram realizadas palestras com o tema “Empatia e responsabilidade do examinador antes do início do processo avaliatório”, ministrada pela examinadora Consuelo Dias, destacando as relações interpessoais entre o examinador e o candidato, comportamento no trabalho e visão humana.

O controlador regional de trânsito, Francisco Carlos da Silva, abordou sobre as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) voltadas aos exames teóricos e práticos de direção veicular, que contou com a partição dos examinadores André Henrique da Silva Santos e Francisco Vando Nogueira Fernandes.

O diretor técnico de habilitação, Hassan Mohamad Hijazi, e o técnico de CTI Luiz Augusto Klitzke abordaram sobre a implantação de prova prática de direção veicular e proposta de alteração do manual de exames.

O controlador regional de trânsito, Francisco Carlos, e Alessandra Rodrigues da Silva apresentaram a minuta do novo manual de exames.

O tema “tratativas e aprovação sobre a alteração e republicação do Manual de Exames” foi discutido em mesa redonda entre os participantes.

No sábado (14), foi realizada a palestra com o delegado de polícia e corregedor geral do Detran Rondônia, Glauco de Paula Souza, com o tema “Ética, deveres e responsabilidades no serviço público”. Em seguida, teve a parte prática com simulação de exame prático, dúvidas e propostas de melhorias, realizado na Pista de Teste de Ouro Preto do Oeste.

Fonte: Secom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem