MELHORES PRÁTICAS: Governo de Rondônia promove curso de Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União para gestores do Cone Sul


MELHORES PRÁTICAS: Governo de Rondônia promove curso de Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União para gestores do Cone Sul



O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), realizou o curso “Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União”, voltado para a aplicação da metodologia de práticas em excelência aos representantes das secretarias municipais de planejamento de cada município do Cone Sul do Estado. O treinamento aconteceu no auditório da Ciretran de Vilhena, na segunda-feira (19) e foi ministrado pela Comissão Interna de Implementação do Modelo de Excelência em gestão das Transferências da União (MEG-Tr).

O secretário executivo regional da Casa Civil no Cone Sul, Nilton Gomes, explica que a capacitação tem como principal objetivo fortalecer o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União. “Esse treinamento realizado pela equipe da Sepog vem para capacitar as gestões municipais sobre os processos de adesão de mais recursos, elaboração de projetos e novas entregas ao cidadão. Grande iniciativa do governador Marcos Rocha em capacitar os gestores com essa tão importante metodologia”, destacou.

O instrutor do MEG-Tr (da Sepog), Rayson Bernardo da Silva, reforçou que os municípios precisam estar capacitados tecnicamente para gerir os recursos federais. “O MEG-Tr é formado por padrões de referência para a execução de boas práticas de gestão. Os municípios precisam estar preparados para atender o fluxo e as práticas de eficiência”, explicou o instrutor, enfatizando que o modelo de gestão abrange toda a organização, em seus processos internos e externos, desde o planejamento estratégico, gestão de projetos, processos e relação com o ambiente externo.

Durante o treinamento, os servidores realizaram atividades em grupos para discutirem e trocarem experiência, além de colocarem em prática os conhecimentos orientados pela equipe. Com essa capacitação, os municípios se preparam para o alinhamento nos serviços públicos, podendo apresentar um atendimento com maior excelência à população. “Por meio dele é possível implantar ciclos contínuos de avaliação de sistemas de gestão, melhorando a compreensão das práticas e dos resultados atuais. Trabalhando a sustentabilidade financeira, por meio de uma melhor gestão do órgão público pelos seus recursos”, explicou Rayson Bernardo da Silva.

Para a gestora estadual do Modelo de Excelência por Transferência (da Sepog), Klycia Lis, a expectativa é garantir 100% de adesão do Estado. “Estamos monitorando de forma mais ostensiva e auxiliando no esclarecimento que for necessário junto aos órgãos. Iniciamos as atividades em Vilhena, a qual foi uma das primeiras a ter o interesse e ter mobilizado a maior quantidade de municípios, por meio da Secretaria Executiva Regional. Em seguida realizaremos visitas às regionais de Rolim de Moura, Jaru, Guajará-Mirim e Ji-Paraná”.

MEG-Tr

É a representação de um sistema constituído de sete fundamentos que interagem entre si e orientam a adoção de práticas de excelência em gestão. Tem como principal finalidade levar aos órgãos e entidades que operam transferências da União a um melhor desempenho e qualidade na execução.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem