JOVENS EMPREENDEDORES: Sejucel capacita jovens sobre ingresso no mercado de trabalho; mais de três mil certificados já foram entregues


JOVENS EMPREENDEDORES: Sejucel capacita jovens sobre ingresso no mercado de trabalho; mais de três mil certificados já foram entregues



O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realizou na noite da última quinta-feira (22), a live “Emprega Mais, Empreenda Juventude”, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep). O evento visa a capacitação profissional e o auxílio na introdução dos jovens rondonienses ao mercado de trabalho ou na abertura de novas empresas.

O instrutor do Idep, João Cardoso, abordou o tema “como empreender em tempos difíceis”. Ele considera realização a iniciativa um marco para os jovens do Estado, por se tratar de um estímulo à juventude que busca empreender, mesmo em tempos desafiadores. “Parabenizo ao Governo do Estado, na pessoa do coronel Marcos Rocha, pelo incentivo à Educação Profissional e toda a equipe do Idep, na pessoa da presidente Adir Josefa de Oliveira. Uma ação produtiva, ainda mais quando se fala de cursos gratuitos de qualidade e que tem uma grande procura, gerando oportunidade a nossa juventude em tempos difíceis de se qualificar, escolhendo um dos cursos oferecido pelo Idep ou todos. Recebi várias mensagens de agradecimento pela ministração e isso nos motiva ainda mais a continuar acreditando no potencial da nossa juventude”, declarou Cardoso.

De acordo com superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, o projeto visa mais empregabilidade e empreendedorismo para o Estado, não somente por meio de cursos, como também por mentoria para ensinar aos jovens os caminhos para o mercado de trabalho, com o auxílio de uma equipe formada em parceria com o Idep, Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) e Banco do Povo.

“Nosso intuito, por meio das lives é preparar o jovem não somente para o mercado de trabalho, mas também incentivá-los e norteá-los a serem futuros empreendedores. A promoção das lives vai mostrando quais os caminhos a seguir para ser um empreender de sucesso. E é com esse propósito que temos oferecidos várias ações relacionadas ao tema. E, hoje, já estamos finalizando com mais de três mil jovens com certificados de conclusão de curso, com a meta de abertura de novas vagas. Essa é uma determinação do governador Marcos Rocha, para que possamos levar informações aos nossos jovens. Esse envolvimento por parte da juventude está sendo gigantesca, pois estamos atendendo todo o Estado, em parceria com o Idep, por meio de lives e cursos on-line, atendendo todos os protocolos necessários nesse tempo de pandemia”, destacou Jobson Bandeira.

ETAPAS DO PROJETO

O projeto “Emprega Mais, Empreenda Juventude” acontece em três etapas: capacitação dos jovens pelas redes sociais; capacitação por meio de cursos on-line gratuitos e mentoria para a introdução ao mercado de trabalho ou abertura de empresas.

CURSOS OFERTADOS

Com intuito de qualificar cada vez mais a juventude rondoniense, a Sejucel emprega outros cursos no projeto já realizados, entre eles: empreendedorismo, auxiliar administrativo, atendimento ao público, gestão da propriedade rural, auxiliar de escritório, recepcionista, relações interpessoais e assistente de recursos humanos.

Desde junho deste ano, são realizadas palestras on-line que abordam diversos temas voltadas à qualificação profissional, do primeiro emprego às dicas para conquistar o mercado de trabalho e como se comportar em uma entrevista de emprego, preparação de um currículo e atendimento ao público.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem