EXCELÊNCIA EM GESTÃO: Governo de Rondônia realiza treinamento do MEG-Tr para representantes dos municípios da Zona da Mata


EXCELÊNCIA EM GESTÃO: Governo de Rondônia realiza treinamento do MEG-Tr para representantes dos municípios da Zona da Mata



O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), realizou, na terça-feira, (20), no auditório da Coordenaria Regional de Educação (CRE) de Rolim de Moura, a reunião do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) com os gestores dos sete municípios da região da Zona Mata.

O MEG-Tr é um programa do Ministério da Economia, coordenado em Rondônia pela Sepog, que visa a melhoria da gestão e resultados das organizações através de comparativo das melhores práticas de gestão a nível mundial. Desta forma, o gestor aprimora a governança dos órgãos públicos que operam recursos das transferências da União, agilizando a entrega do valor público à sociedade brasileira.

Na região da Zona da Mata de Rondônia, os representantes dos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Santa Luzia d’Oeste, Novo Horizonte d’Oeste Nova Brasilândia d’Oeste e Rolim de Moura foram mobilizados pela Secretaria Executiva Regional de Rolim de Moura (SER-VIII) para participarem do treinamento do Modelo de Excelência em Gestão – MEG-Tr.

De acordo com a coordenadora do MEG-Tr em Rondônia, Klycia Lis, com o treinamento, os representantes poderão executar o modelo nos seus respectivos municípios e iniciar ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão. “O órgão adere ao MEG-Tr com o compromisso para implementação do Modelo em seu município. O MEG-Tr é uma avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações, sendo de fácil compreensão, não afetando o rigor técnico dos temas que são tratados”, disse Klycia.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, enfatizou que, além de fortalecer a captação de recursos no Estado, a implantação do MEG-Tr nos municípios com mais de 50 mil habitantes visa efetuar as orientações do Ministério da Economia, que passará a condicionar o repasse de recursos à implantação do Modelo de Excelência.

Segundo o gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rayson Bernardo, até sexta-feira (23), Jaru e Guajará-Mirim receberão o treinamento e no mês de agosto a equipe estará em Ji-Paraná para iniciar a implantação do modelo nos órgãos dos municípios da região Central do Estado de Rondônia.

“A ideia é transmitir as informações sobre a implantação do modelo de forma mais prática possível, assim a equipe estará apta para realizar a coleta de informações para o preenchimento do Sistema de Melhorias de Gestão (SMED) e desenvolver o Plano de Melhorias”, destacou o gerente Rayson.

Para a secretária regional do Governo em Rolim de Moura, Eliene Siqueira, o projeto é importante para o aprimoramento das gestões municipais e estadual. “O MEG-Tr vem para reforçar os projetos e ações dos órgãos e tem como base sete fundamentos: Governança; Estratégias e Planos; Sustentabilidade; Compromisso com as Partes Interessadas; Capital Intelectual; Orientação por Processos; Geração de Valor Público para as partes interessadas. O governador Marcos Rocha e o vice-governador José Jodan entendem a importância da implantação do MEG-Tr para o desenvolvimento econômico dos municípios e do Estado de Rondônia”, finalizou Eliene.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem