EDUCAÇÃO: Professores e alunos simulam volta às aulas em Porto Velho


EDUCAÇÃO: Professores e alunos simulam volta às aulas em Porto Velho



Uma simulação do retorno às aulas nas escolas da rede municipal foi realizada na Escola Padre Zenildo, localizada no bairro Areia Branca. Com este treinamento, a Prefeitura Municipal dá andamento aos preparativos para receber os alunos com total segurança nas salas de aula.

A simulação foi gravada em vídeo por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As informações serão compartilhadas com outras unidades escolares para exemplificar como serão adotadas as medidas de proteção no retorno das aulas presenciais.

As equipes que participaram da simulação exercitaram o cumprimento dos protocolos sanitários que serão adotados como rotina de aulas.

Foram disponibilizados totens e álcool em gel em pontos estratégicos, tapetes sanitizantes, adesivos nas carteiras e cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia do novo coronavírus. Também foi demonstrada como será a recepção aos alunos das escolas infantis, com profissionais orientando as crianças desde a chegada até a saída da escola.



Todos usaram máscaras faciais cobrindo nariz e boca

Todos usaram máscaras faciais cobrindo nariz e boca. Na hora do lanche, foi montado um esquema de sinalização e distanciamento, a fim de evitar que os alunos tenham contato direto entre si.

SEGURANÇA

A secretária da Semed, professora Gláucia Lopes, disse que o treinamento faz parte do planejamento que está em andamento há alguns meses. Ela explicou que a simulação foi feita para gravar um vídeo roteirizado, que será compartilhado com todos os servidores da educação municipal, principalmente os que atuam diretamente nas unidades escolares.

“Temos 141 escolas e milhares de alunos, que retornarão as aulas presenciais, por isso, devemos estar preparados para trabalhar da forma correta e segura com todos, principalmente os alunos do grupo infantil”, afirmou.

Ela disse ainda que o vídeo será uma ferramenta importante para que tudo aconteça de acordo com os protocolos de higienização e segurança. “Tenho me reunido regularmente com o prefeito Hildon Chaves para alinhar e definir todas as ações a serem executadas pela pasta da educação”, destacou a secretária Gláucia.

O ano letivo começou em Porto Velho na modalidade remota. O retorno dos professores e alunos será realizado em escalas de revezamento para apresentar e adaptar o formato híbrido, que promove a conciliação entre o ensino presencial e propostas de ensino on-line. As aulas presenciais devem retornar no mês de agosto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem