Unidades de saúde atendem público em dois períodos para vacinação de rotina


Unidades de saúde atendem público em dois períodos para vacinação de rotina



Unidades de saúde municipais em diversos pontos da capital passaram a atender o público nos períodos da manhã e tarde. A mudança foi estabelecida pela Prefeitura de Porto Velho para que seja dada mais ênfase à atualização das vacinas de rotina e, também, a que imuniza contra o vírus H1N1.
Segundo o Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a estratégia é necessária para diluir o fluxo de atendimento que estava concentrado no período da manhã, além de atender melhor a população.

Anteriormente, no período da tarde, as salas de imunização das unidades não funcionavam, já que os vacinadores eram deslocados para a vacinação da Covid-19.

Segundo a diretora do DAB, Fabíola Barros, as unidades que abrem à tarde atendem a população em geral e crianças. “O atendimento é para toda a população. Quem não puder ir pela manhã pode procurar nossas unidades à tarde”, explica.


A estratégia é para diluir o fluxo que estava concentrado no período da manhã

Estão atendendo nos dois períodos as seguintes unidades: Caladinho, Oswaldo Piana, Areal, Socialista, Maurício Bustani, Agenor de Carvalho, Nova Floresta, Renato Medeiros, Mariana e São Sebastião.

As unidades José Adelino e Hamilton Gondim continuam com o atendimento no período da tarde voltado à Covid-19. Quando o atendimento pretendido não for relacionado à Covid-19 o paciente deve comparecer apenas no período da manhã.

A unidade Manoel Amorim de Matos atende exclusivamente Covid-19, tanto pela manhã, quanto à tarde.

Segundo a gerente da Divisão de Imunização, Elizeth Gomes, a decisão não causou prejuízo à vacinação contra a Covid-19. “Durante a tarde nosso fluxo é reduzido, o pico maior acontece pela manhã, principalmente nas primeiras horas. O retorno das equipes às salas de vacinação das unidades não trará prejuízo na imunização contra a covid-19”, afirma a gerente.

Texto: Jefferson Carvalho
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem